Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hebdomadário é.

O Nome Dos Dias
"Bati à soleira da porta do gabinete do meu avô e o velho cavalheiro me fez entrar, com um brilho de afeto nos olhos claros. Conversamos algumas generalidades e eu lhe trouxe a dúvida do dia:
- Vô, por que não existe a Primeira-Feira em nossa semana? Aliás, que história é essa de “feiras”, que parece que não existe em outros idiomas?

- Muitas pessoas se perguntam isso. Você deve saber que, nos demais idiomas europeus, os dias da semana têm nomes que vêm das épocas pagãs. Assim, em Inglês nossa segunda-feira é Monday, “dia da lua”. Em Francês é Lundi, em Italiano Lunedì, em Alemão Montag, em Espanhol Lunes, sempre com esse significado.

- Interessante. E a terça-feira, como é nessas líguas?

- Seguindo a ordem que usei, Tuesday, Mardi, Martedì, Dienstag, Martes. Por este último se vê que o deus do dia era Marte.

- Esse Tuesday aí não se parece nada com Marte.

- Ele vem do nome de um deus da guerra germânico, Tiw. O nome latino, martias dies, “dia de Marte”, foi adaptado ao deus regional correspondente.

E a quarta-feira nesses idiomas é Wednesday, Mercredi, Mercoledì, Mittwoch, Miércoles.

- Qual o deus?

- Em Francês, Italiano e Espanhol, era Mercúrio, o deus de pés alados que era padroeiro dos ladrões, dos comerciantes e dos médicos. Nos idiomas germânicos, o seu equivalente mitológico era Wotan.

Mas preste atenção: Mittwoch em Alemão agora quer dizer “meio da semana”, de Mitte, “meio”, mais woche, “semana”. Antigamente o nome do dia era Wotanstag, “dia de Wotan”.

- Parece que era mais interessante assim. E como fica a quinta-feira?

- Thursday, Jeudi, Giovedì, Donnerstag, Jueves. Aqui o deus era Jove, outro nome de Júpiter, o pai dos deuses. Em Inglês ele é representado por Thor; em Alemão, usa-se Donner, “trovão”, um atributo desse deus.

E a sexta-feira é dita Friday, Vendredi, Freitag, Viernes. Quem manda aqui é Vênus, a deusa da beleza e do amor.

Nos idiomas germânicos, usa-se o nome da deusa Frigga ou Freya, a rainha da turma por lá.

Mas em Português houve uma predominância eclesiástica sobre esses nomes de deuses pagãos. A Igreja Católica conseguiu banir essas lembranças da memória do povo e impor nomes terminados por feira. Isto vem do Latim feriae, “dias de folga, parada do trabalho, dia de mercado”.

- Opa, Vô, quer dizer que de segunda a sexta não é para trabalhar nem estudar e depois vem o fim-de-semana para a folga? – disse eu, muitíssimo animado com a descoberta.

- Nada disso, seu espertinho. O que vale aqui é o significado de “dia de mercado”, ou seja, de trabalhar, de vender e comprar. É que, na época medieval, as feiras se confundiam também com distração, pois havia apresentações de músicos, malabaristas e outras atrações.

- Ora… Mas diga, Vô, por que é que afinal não temos a primeira-feira?

- Porque o primeiro dia da semana na verdade é o domingo, do Latim domenica dies, “dia do Senhor”.

- Mas e o sábado?

- Esse manteve o nome por influência bíblica. Ele deriva do Latim sabbatum e do Grego sabbaton, que vieram do Hebraico shabbath, “dia de descanso”, pois nesse dia teria Jeová descansado depois de criar o mundo.

- Deve ter sido cansativo, né?

- Pois é, e ele estava em excelente forma se agüentou a tarefa seis dias corridos antes de parar.

E já que estamos nesse assunto, convém lembrar que, por muito tempo, considerava-se que o dia começava ao nascer do sol e não à meia-noite, como se convenciona hoje.

- E por que a semana tem sete dias?

- Talvez porque cada dia correspondia a um dos astros móveis que podiam ser observados a olho nu: Sol, Mercúrio, Vênus, Lua, Marte, Saturno, Júpiter. Deve haver aí também a influência do ciclo lunar: um quarto de ciclo – uma fase da Lua – corresponde aproximadamente a uma semana.

E esse nome vem de…?

- Do Latim septimanus, “relativo ao número sete”, de septem, “sete”. Falando nisso, sabe o que é um hebdomadário?

- Âããh… algum tipo de camelo, Vô?

O velho riu até chorar:

- Estava demorando a besteira. Viu só, você não acredita que tenha que ler mais? Essa palavra é usada para designar uma publicação de sai uma vez por semana, já que vem do Grego hebdomada, “semana”, de hebdoma, “sete”.

Mas já estamos conversando há tempo demais sobre o tempo. Vamos encerrar com a sabedoria por hoje e vamos ver o que é que o gato está aprontando ali no pátio."


Origem da palavra: Site de etimologia.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Para acabar com o drama!

Precisando de ajuda?
A Lari sempre seleciona umas coisinhas pra vocês, tá?
Bem a calhar, né? Risos, beijoos.

ColorWorld:picnicdric da @adrianabarra = paraíso feminino

Eu sei, eu sei que não estou no meu timbre habitual, mas hoje estou para futilidades divertidas.
 Criativem-se, meninas!











Respirando Moda... (Simplicidade para a cabeça e Criatividade pra colorir os dias)

Bon jour, chers lecteurs!

Hoje acordei inspirada para a moda!!

Hahaha!



Amei as bolsas Prada!






Beijinhos, Larissa Cunha.




Curtam, tá?




"Cristo, tem poder pra Salvar!
 Jesus a morte venceu!"
"Seja meu universo,
 que de manhã seja o primeiro pensamento,
 Jesus este é o meu desejo!"

(www.vidasparacristo.com.br)





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Simples simplicidade,

é o que eu quero.

E liberdade para viver o que há de melhor.


Fim do dia:
hoje tive mais um dia longo, mas cheio de alegrias! Recebi um telefone na madrugada, de um grande amigo que há tempos eu não falava e oramos juntos ao telefone! Uma vontade tão grande de viver com Deus o tempo todo que usei essa conversa para servir ao Pai abençoando aquela vida. Acordei cedíssimo, como sempre. Fui pra UNIFOR*, assisti as aulas, e fui a dentista (lembrando os tempos de infância). Almoçei com meu pai e fui para a Procuradoria onde estagio, hoje é o aniversário de um grande contribuidor acadêmico da minha vida, meu orientador de artigos e professor, Emerson Castelo Branco. Lá preparamos uma festinha (depois posto fotos!) e ele ficou muito agradecido. Fiquei muito feliz! Depois voltei para a UNIFOR para fazer a prova do Emerson (direito penal II ) e tentei assistir a aula de contratos, mas a professora não pôde vir. Ela está gravida e precisando de repouso.

Bem, não costumo fazer desse blog um diário, maaaas.... hoje meu dia está transbordante! Estou cansada, mas disposta a continuar...

Beijinhos, sua Lari de sempre.

Tempo de Recomeços.

Estou feliz! Tenho sentido mais uma vez a plena capacidade de Deus de nos perdoar e nos guiar por caminhos de paz. Fico tão maravilhada com essa imensa graça! Deus tem ministrado ao meu coração mesmo em situações em que eu me sinto incapaz de senti-lo e tenho tido prova da Sua fidelidade. O meu Deus é o Deus de tempos novos, e assim sendo, ele jamais nos deixa, jamais nos abandona, mesmo quando estamos perdidos, cegos em erro. Eu me sentia assim. Nossa conduta nos afasta de Deus, mas Deus é tão rico em benignidade que Ele trabalha por nós enquanto dormimos, e transforma nossa visão, muda os nossos sentimentos, para que fiquemos como fomos gerados, na PAZ do Senhor Jesus.

 Tenho recebido mensagens proféticas, mensagens de bênçãos. Esse é o Tempo do Senhor! E Ele irá revelar o chamado de cada um. Não permita que passe de você o Espírito Santo, não seja negligente, entregue seus dons nas mãos de Deus e permita que Ele te direcione a águas tranquilas. Caminhe conosco em busca do Pai.

Clamo por tempos novos para a minha cidade, para o meu país, pois Lc 19:37-44 diz: "Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Nisso, disseram-lhe alguns dos fariseus dentre a multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação."

Eu quero ser canal de bênção para a tua vida e, em nome de Jesus, abençoo a tua existência nessa terra, que seja proveitosa aos olhos de Deus e rica em graça. Que Deus abençõe a ti e a tua casa e te cubra com cuidado providencial. Que a alegria divina do Pai esteja sobre ti.


"Venha sobre nós
O teu Espírito,
que tudo o que foi dito a nós,
venha a se cumprir.
Que não seja preciso
que se levante outra geração
que vá avante,
Venha sobre nós e realize o Teu querer.

Geração de adoradores queremos ser,
sacerdócio santo pra Te oferecer,
o perfeito louvor em nossa vida,
cumpre o Teu querer."

“Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si,
facilmente encontram o vazio”
Santo Agostinho
Beijinhos, Larissa Cunha.

sábado, 2 de outubro de 2010

Sol-risos ( Serendipities )

Mas de tudo isso me ficaram coisas tão boas… Uma lembrança boa de você, uma vontade de cuidar melhor de mim, de ser melhor para mim e para os outros. De não morrer, de não sufocar, de continuar sentindo encantamento por alguma outra pessoa que o futuro trará, porque sempre traz, e então não repetir nenhum comportamento. Ser novo.

[Caio F.]



Days of summer.

Love, love and more love.


"A minha cabeça está virada,
 fico louco pela madrugada."

Nostalgia de Sábado.

O cansaço mais uma vez me  toma! E a lembrança boa dos jardins da minha infância me levam a lugares estreitos, tão curtos, tão distantes. A metafórica presença do tempo presente, trazendo de volta as coisas de antes. E, como se não tivessem existido, não em mim, sinto que me perpassam, como se eu também fosse imaginária, ou me misturasse a elas no som da imaginação do que, hoje, vive apenas dentro de mim...


Tão curioso o que pensamos sobre os outros, sobre os loucos. 
Meu mundo se mistura todo dia com que já aconteceu, com o que está para acontecer, com o que poderia ter acontecido se. E se. E se...


Sempre.
De qualquer maneira, por mais loucos que sejam os pontos de vista do meu mundo, celebro o amor, que é o que sempre vale a pena.


É isso, não busque poder, nem fama, nem dinheiro, e nem se desespere correndo atrás da felicidade. Busque o amor, que é a mais poderosa arma de transformação. E o resto te virá ao encontro.


*Respondendo: Sim, estou sempre por aqui, e sim, atendo pessoalmente no email (hauhauahua).


Beijos, Larissa Cunha.
Awake to life.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Write every day down!

(Registre cada dia / Faça cada dia valer!)

Bem, mais uma vez estou aqui testemunhando as enormes mudanças que tenho tido em minha vida.
Hoje é um dia de prova (Prova de Economia na faculdade) e eu, em geral, fico inquieta e tensa, mas embora tenha prova daqui a meia hora, não estou. Eu SEI que Deus está comigo aonde quer que eu ande e Ele tem me direcionado e cuidado de mim a cada dia. Sinto-me maravilhada com o intenso e incansável cuidado do Pai.

Tudo tem dado certo. Emprego, minha faculdade de Direito e minha vida pessoal tem crescido na graça de Deus. Enfim, estamos fazendo as malas para um novo tempo. Mudaremos de casa, de rotina e sei que tudo está sendo preparado para mim e para minha família. Tenho experimentado algo tão bom e intenso que queria levar isso a todos. Cura interior.

 Navos amigos tem surgido, verdadeiros companheiros de vida e, mesmo com dificuldades corriqueiras, tenho sentido uma paz que vales os sacrifícios. Creio nos propósitos de Deus para todos! Oro por meus amigos e desejo que todos entendam o poder de andar de mãos dadas com o Pai.

Planeje! Viva o melhor a cada dia!


 Que a Graça do nosso Pai do céu esteja contigo!


 “Muita gente pode fazer grandes coisas para Deus, mas pouca gente está disponível para fazer pequenas coisas para Deus”. Madre Teresa.